*** Sanctus...Sanctus...Sanctus ***

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Salmo 139

Comentários ao salmo 139

vs.1 “Senhor, Tu me sondas e me conheces”, pois vives em mim mesmo, És parte de mim e eu sou parte de Ti. Somos essência igual, em partes diferentes como tão bem pintaste na tua mão de pintor da criação, e a moldura que escolheste para me colocar foi  este meu corpo, matéria aproveitada na Tua criação. ”O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente.(Gen.2:7)”..... “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?( I Cor.6:19).

vs.2 “Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces”, Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer.”(Lucas 12:12). Sim, quando falamos com o Pai e Ele nos fala, a linguagem só pode ser a mesma, a linguagem escrita no Espírito Santo que nos consola e ajuda a dialogar com o Altíssimo Omnipotente, permitindo assim o entendimento, “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.”(Rm.8:22). O Pai fala ao mesmo tempo connosco, numa só voz, somos ambos gemidos inexprimíveis de Pai e Filho que se tocam e  sentem a necessidade do Toque.

vs.7  “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?” Presença que esconde o Rosto para que apenas se possa ver a Face nela reflectida, a Vida, que existe sem necessidade da eternidade porque ele é a fonte da própria vida. E as nossas fugas não podem encontrar repouso nem esconderijo na própria vontade, porque a vontade em si mesma já não existe, diluída na liberdade da escolha de filhos iguais: Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar” (João 10:35). Então porque fugir do Abba-Paizinho? Porque esconder-me, se Ele me carregará sempre nas suas mãos, para que onde eu queira ir, Ele me ajudará a chegar, mesmo contra a sua própria vontade, não violando a liberdade que ofertou, jamais. 

vs.11-12 “Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda; Nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.” “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”(João 8:12); a VIDA exactamente isso, o sopro que recebemos, a luz e as trevas ainda que existam aos olhos dos filhos do Pai, e ainda que só se enxerguem esses elementos na nossa caminhada, abraçados nas suas partículas,  somos como reflectores da luz, por vezes embaciados pela dúvida e a fraqueza que não deixa enxergar bem a claridade do dia. 

Vs.16 “Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.” Sim Pai, eu sei e sinto no meu coração de homem que sou ainda na caminhada do Todo, que me completarás e aperfeiçoarás como filho, por isso ainda faltam os dias que escreveste, para que a tua obra fique completa .


vs.23 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos” até ao ENCONTRO, em que finalmente não mais chorarei a ausência de um Pai, de um Filho e do Espírito Santo que abraçarão a minha existência e sejamos agora os quatro, um TU que se abraçam Eternamente.



Sem comentários: